segunda-feira, agosto 03, 2009

Recado à Câmara Municipal do Bombarral


Há neste momento cerca de 4/5 cães de grande e médio porte, quando não mais, abandonados a deambular pelo Bairro Vale da Várzea no Bombarral. A estes cães juntam-se cadelas com cio que permanecem noite e dia numa praceta deste bairro. Os animais tem necessidade de todo o tipo, alimentar e higiénica. Estão magros e cheios de parasitas, carraças e pulgas.
O barulho de noite chega a ser insuportável, as guerras de cães e o perigo andam de mãos dadas neste bairro pacato e sossegado. É muito difícil controlar uma matilha de cães principalmente quando eles se envolvem em grandes lutas. Ninguém da Câmara do Bombarral ou da Junta de Freguesia deve ter conhecimento de tal facto de outra forma não se entende a passividade para tratar este assunto, ou então só se tomam decisões quando as desgraças acontecem e vêm na primeira capa dos jornais. A Câmara não tem Canil Municipal e o Canil existente no Conselho não tem condições para albergar tdos os cães abandonados.
Ontem à noite alguém provido de qualquer sentimento resolveu "juntar" a esta pequena matilha de cães esfomeados um gato e a cria. Não foi fácil salvar estes animais e é fácil imaginar a aflição que foi a noite de ontem.
Fica o recado a quem de direito. Por favor não abandone os animais!


6 comentários:

sideny disse...

Ola

Quando chega esta altura é uma desgraça.
As pessoas gostam deles em pequeninos mas esquecem-se que eles ficam grandes.
Já tive alguns vindo da rua,nâo tive coragem de os deixar lá.
Cá os canis estâo cheios, e faz dó ir lá ver.
Há uns anos apanhei uma pastora linda na rua.

Franky disse...

Olá Sideny

E todos os anos nós alertamos e tentamos sensibilizar as pessoas para que pelo menos não os abandonem. Eu tenho 4 gatos e uma cadela. Todos são de rua. A cadela veio do canil de Torres Vedras que estava a abarrotar, tinha mais ou menos, há 6 anos, 400 cães. É horrível visitar os canis nessa altura, ninguém imagina o barulho, o cheiro! A saudade, a tristeza que se instala no olhar de cada animal abandonado. A castração e a esterilizarão praticada pelas Câmaras Municipais era fundamental para acabar com este drama. Mas continuamos a passo de caracol!

Anônimo disse...

O "fado" é o mesmo, um pouco por todo o lado.
Se é verdade que os donos - esses sim, verdadeiros animais - não têm escrúpulos, não é menos verdade que quotidianamente se assista a uma onda de voluntários da desgraça que passam os dias a alimentar os animais.
Esquecem-se que ao tomar esta atitude estão a exercer um fenómeno de multiplicação.

Compete às autarquias resolver, ou pelo menos atenuar, estes problemas.
Mas, mesmo as que têm canil, servem-se dele para depósito onde os animais ficam, na melhor das hipóteses, à espera de alguém que os adopte. Este procedimento tem um prazo, no final do qual os animais são abatidos.

Não é fácil.

Elvira Carvalho disse...

Bom vamos a ver se é desta. É que depois do pc vir da oficina, só por aqui andei umas horitas e foi-se a internet. Ou seja, primeiro tinha internet não tinha pc, e depois vice-versa. Como isto é um casal muito unido um não faz nada sem o outro e daí que eu tenha desaparecido de novo.
Num país onde todos os anos nesta época, dezenas de idosos são abandonados nos corredores dos hospitais, como se pode esperar clemência para os animais.
Um abraço

Franky disse...

Recebi um mail da Câmara do Bombarral bastante incomodados com esta situação, pois desconheciam este caso e prometendo tudo fazer para o resolver.
Espero que tudo se resolva para bem dos animais.
Bem ajam

Franky disse...

Olá Elvira
Espero que esses problemas com o PC já estejam ultrapassados, é bom tê-la de volta.
Tem razão Elvira, num País que falta tanto aos mais idosos, como é que não há de faltar aos animais.
Um beijinho