sábado, agosto 29, 2009

A menina que queria correr mundo!

Mais parece um conto de fadas, mas este é bem real! A Laura nasceu no mar e sempre viveu ligada ao mar. Começou a velejar aos seis anos e aos 11 passou o Verão a navegar sozinha, durante sete semanas!

“Depende muito da educação e do carácter. Eu sou muito independente”, diz a rapariga de cabelos louros e lisos, franzina. “E quero fazer isto muito jovem, para quebrar o recorde” do velejador mais jovem", diz.

Os pais de Laura Dekker permitem o passeio pelo mundo a bordo de um veleiro, mas os outros homens, os das leis, não autorizaram por considerarem ser de uma completa irresponsabilidade.
Eu até tenho receio de deixar aqui a minha opinião nos tempos que correm, porque certamente muita gente me vai chamar retrograda, que estou desactualizada, que não entendo os desejos desta "juventude", se bem que neste caso seja mais criancice, ou querem-me convencer que esta menina de 13 anos sabe tudo da vida e está preparada para enfrentar todos os perigos e adversidades que ainda tem de enfrentar, no mar ou em terra? Pois um juiz assim não entendeu e proibiu o passeio da menina, retirando-a aos pais e entregando-a a uma instituição. Eu estou do lado do juiz!
Notícia desenvolvida aqui...


Rapariga de 13 anos quer dar a volta ao mundo num veleiro sozinha, tribunal pode travá-la


27.08.2009 - 21h15 Clara Barata


Ela tem um olhar determinado, de quem está habituada a enfrentar o sopro salgado dos ventos marinhos. Mas tem só 13 anos. Por isso, os serviços sociais holandeses podem atar-lhe bem forte a terra as amarras do seu sonho: tornar-se o mais jovem marinheiro a dar uma volta ao mundo sozinha, só ela e o seu barco. A decisão é anunciada sexta-feira.

Dick Dekker, o pai de Laura, apoia o sonho da filha. Por isso, um juiz do tribunal de menores de Utrecht poderá decidir retirar-lhe a ele e à mãe de Laura a autoridade parental. “A menina poderá ser colocada fora do lar familiar”, disse Paul van Daalen, um porta-voz do tribunal, citado pela agência noticiosa AFP.

A viagem é demasiado perigosa para alguém tão jovem — foi essa a ideia em mente dos funcionários dos serviços sociais holandeses que iniciaram o processo para travar a viagem de Laura Dekker, que devia iniciar-se em Setembro — quando ela fizer 14 anos.

O pai de Laura já tinha feito um pedido de autorização à autarca da sua comuna para ela não frequentar as aulas na escola durante dois anos — que foi recusado, e alertou o Conselho Holandês para a Protecção das Crianças, adianta a CNN.

Mas se as autoridades holandesas lhe recusarem a partida, Laura Dekker, que começou a velejar aos seis anos, tem uma possível arma secreta: como nasceu ao largo da Nova Zelândia, pode tentar pedir um passaporte neozelandês e iniciar a sua viagem de circumnavegação a partir da Nova Zelândia. Pretende fazê-lo num veleiro a que chamou Guppy (o nome de um peixinho de aquário, do qual os cientistas também gostam muito para fazer experiências), que é um Herley 800 de 8,3 metros. mais....

3 comentários:

sideny disse...

Olá

È complicado este assunto.

È o sonho dela ,mas so tem 13 anos.

è a grande aventura da sua vida.

beijo

Franky disse...

E quem não tem sonhos aos 13, 14, 15 ano, Sideny? Todos nós temos sonhos possíveis ou impossíveis de atingir, mas daí a que todos os nossos sonhos se tornem realidade vai um passo de gigante. Se todos os sonhos fossem realizados mal os sonhamos a vida deixava de ter objectivos. Era uma vida vazia de sonhos e metas a atingir. Estou convencida que a Laura à medida que vai crescendo vai-se preparando cada vez melhor para um dia com sucesso realizar o sonho da sua vida.
A minha neta pergunta-me constantemente porque é que ela não pode fazer isto ou aquilo, compete a mim explicar-lhe o porque de não o poder fazer agora que tem somente 6 anos.
Beijinhos

Elvira Carvalho disse...

Se o sonho é tão grande assim pode esperar. Porquê enfrentar os tribunais e deixar meio mundo em aflição. Sim porque no fundo não passa de uma miúda.
Um abraço