quarta-feira, janeiro 21, 2009

Assim vai a nossa Saúde!! Parte V

Depois da estadia, algo estranha, no corredor do Hospital de Santa Maria, no serviço de Pneumologia, Ele veio para casa esperar pelo resultado da Biopsia!
Veio Ele e uma constipação a acompanhar, como é natural nestes casos, quem sabe (?) por ter dormido no corredor e por esse mesmo motivo estar mais sujeito a apanhar vírus do que os que estão nas enfermarias. Vinha muito dorido, mais cansado que nunca, mais desanimado que nunca, mais rouco, e mais farto que nunca. Comeu todo o lanche que Ela lhe preparou e dormiu muito, todo o resto do dia, toda essa noite e parte do dia seguinte. Primeiro, quis ficar na sala de estar, saboreando o conforto do sofá e os filmes da TV. Adormeceu pouco depois e já na sua cama, relaxando e aproveitando todo aquele espaço só para ele. Deleitando-se com o silêncio. Que bom que é dormir sem barulho, sem luzes acesas. Dormiu como se nunca tivesse adormecido antes.
_ Ufa…. Até que enfim estou na minha casa e que bem que se está em nossa casa!

Depois de uma semana de relativa acalmia, onde o único objectivo foi esquecer os problemas e os “homens” que inventam os problemas. Porque isto tudo está a deixá-los muito cansados, melhor dizendo, desiludidos e demasiado sensíveis.
Este adormecimento dos dias de Inverno, que sabe tão bem, o poder ficar em casa no quentinho, sem ter de se levantarem às 6,30 da manhã, para irem ao hospital fazer analises, ou a uma consulta, que só se realiza a meio da manhã, por exemplo, com este tempo tão frio, este descanso é assim como que uma meia cura, como um prémio para quem se porta bem.
Tentar pôr o trabalho em dia também foi a sua intenção esta semana, por vezes com muita dificuldade, com um esforço físico inimaginável, tentando sempre remar contra a maré. Não desistir e acreditar que o amanhã não será assim tão mau e sempre se vai ganhando algum dinheiro. Porque o tempo das vacas magras já o começaram a sentir e não é só culpa da crise mundial.
Ela vai caprichando na cozinha, inventando receitas de doces e pratos novos especiais, tentando despertar o apetite dele, cada vez mais ausente, cada vez mais apurado. Vão no fundo enganando os dias como podem.
Ontem, Ele passou mal o dia todo, estava com arritmia. Esteve assim mais de 17 horas seguidas. Quando isso acontece, não fala, fica de cama e entra em grande sofrimento. O cansaço é enorme. A depressão e o desespero com a falta de interesse por parte dos médicos estão a consumir a sua paciência. Ou o que resta dela.
Ontem, Ela resolveu telefonar para o hospital e saber do resultado da Biopsia! Este silêncio já a estava a incomodar, e queria saber o que se passava. Só conseguiu falar com uma empregada no dia seguinte, disseram-lhe que iam saber o que se passava e que voltariam a telefonar. Mais horas de espera e precisamente quando Ela teve de sair, para fazer as comprar necessárias para o almoço, a dita empregada telefonou, foi Ele que atendeu, e, ou não disseram ou ele não perguntou, mas do resultado da biopsia nada se soube. Tem consulta dia 22 de Janeiro, para tirar análises, disseram, tem de lá estar antes das 8 da manhã. Mais um dia que têm de se levantar às 6 da manhã apanhar a A8, a Calçada de Carriche e todas aquelas Avenidas, até chegar ao Hospital de Santa Maria. Vamos ver a que horas lhe vão tirar o bendito sangue. Vai em jejum, o que já de si é complicado, para quem tem de sair tão cedo de casa. Não sabem nada do que se segue às análises. É como andar a jogar à cabra cega. Andam a enganar a doença ou a eles próprios?
Porque tem de ser tudo tão difícil, tão complicado? Porque tem de sofrer tanto quem já está a sofrer com uma doença tão terrível? Ela não entende, nunca entendeu estas regras. E sente uma revolta enorme com tudo o que está acontecer. Cada dia que passa, Ele está mais acabado, mais velho, mais doente. Ela desespera ao vê-lo assim, sem poder fazer nada, impotente perante este marasmo, este faz de conta Nacional, revolta-se com meio mundo, principalmente contra aqueles que fazem as leis e em quem Ela confiou desde a primeira hora, dando-lhes o seu Voto de confiança nas urnas, e quando ela mais precisa, viram-lhe as costas. Ignoram os teus direitos e as tuas dores. Se protestamos, olham-nos de lado e mal dás por ti, tens um ou mais polícias ao teu lado, a perguntar o que se passa. Calam-se as vozes, porque já lhes basta os seus problemas e não querem arranjar ainda mais. Engolimos a revolta, com as lágrimas do desespero e da raiva. Há alturas na vida em que nos sentimos pequeninos, amarrados e sem hipóteses de escolha.


Continua…

8 comentários:

Lu disse...

Um beijo grande minha Querida Francisca e um abarço muito muito apertado!

Anônimo disse...

Este faz-de-conta faz parte do nacional porreirismo.

Não se deixem abater.
Tenham fé.

Beijinho

De novo como anónimo?
Mas sou o Observador.

Carecaloira disse...

Não deixem de acreditar.

Beijinho e abraço apertadinho
Marina

Franky disse...

Olá Lu
Obrigada amiga, de vez em quando temos esta sensação de que estamos a perder, mas é só por uns momentos, depois, e lembrando-me de ti, solto uma gargalhada daquelas que só tu sabes dar, sacudo a cabeça... e sigo em frente.
Um beijo no coração para ti.

Franky disse...

Esse anónimo...
Entras-te devagarinho, com pezinhos de lã, mas eu conheci-te logo!
Obrigada pela força, o vir aqui e responder às vossas mensagens ajuda-me muito.
Beijinho

Franky disse...

Marina, amiga, obrigada pelo abraço e que bem que ele me fez.
Força para si também e um beijo de amizade

São disse...

Oh Franky, perdi o teu rasto nos blogues... Se calhar não nos cruzamos em Santa Maria por pouco.
O meu pai está inernado (AVC e ataque cardiaco) Está numa maca e anda fora e dentro dum quarto/corredor...
Chego a achar que somos heróis quando nos curamos com 1 sistema de saúde assim.
Um grande Beijinho.
Agora já não te perco de vista!

Franky disse...

Olá São!
Tanto tempo sem saber notícias tuas, amiga.
Se eu tivesse sabido do problema do teu pai, podes crer que tinha corrido aquele hospital todo para o ir ver. Infelizmente, nestes últimos tempos conheço bem o serviço de Cardiologia e o de Pneumologia do Hospital de Santa Maria.
Podes crer São, quando temos problemas sérios de saúde é que vemos de perto as carências que existem nesse sector, se bem que, e como eu já aqui disse, o serviço dos médicos e dos técnicos é impecável, nada a dizer. O pior é tudo o que rodeia todo o sistema e que nós temos de lidar com ele.
As melhoras do teu pai, a sua rápida recuperação e um beijinho muito grande para ti, com muita saudade.