segunda-feira, agosto 04, 2008

Que Calor!!


Com 40º à sombra, em alguns lugares sobe até os 42/43, o Alentejo torra! Para quem não está habituado é insuportável esta canícula!
Admirável é a forma como os Alentejanos suportam este calor abrasador. Continuam a sorrir, pacientes, simpáticos, afáveis, pouco falam sobre ele. O calor! Aceitam-no! O brasão queima os corpos. Suportam. Não se vê vivalma nas ruas. À noite, dentro das casa, sufoca-se. O ar condicionado, um bem necessário, uma dádiva dos céus. Dorme-se melhor. Respira-se melhor!
Quem não o tem, saí para a rua. As esplanadas estão cheias até as primeiras horas da madrugada. Corre um pouco de ar fresco. Parece! De volta a casa, porque amanhã é dia de trabalho, tenta-se dormir, os corpos cansados caem na cama, procuram no sono a calma que não conseguem encontrar. Amanhã, logo já ali, mais um dia de calor intenso os espera.
Esta gente merece uma bebida bem fresquinha, no mínimo e a minha admiração!

4 comentários:

Anônimo disse...

O calor aperta, é verdade.
Os alentejanos e quem há muitos anos vive vive no Alentejo estão habituados.

Elvira Carvalho disse...

Eu aceito a bebida fresquinha, mesmo não sendo alentejana. E sabe amiga? Eu já estive em Évora com mais de 40 graus há uns anos atrás. E há dois anos estive no Bom Jesus de Braga, com 41º graus.
E não é menos sufocante.
Um abraço

Franky disse...

Olá Elvira!
Eu morei em Braga, em trabalho, durante uns meses largos e garanto-lhe que apesar de ser uma cidade muito quente, é mesmos seco o ar do que aqui em Évora!
Mas com umas bebidinhas fresquinhas, a coisa vai-se suportando.
Beijinhos e as melhoras

Anônimo disse...

Eu prefiro o ventilador.Hoje em dia são mais silenciosos do que os aparelhos de ar refrigerado.